CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Professores da Educação Básica.
GESTAR II - Língua Portuguesa.
Barra do Garças, 24/11/2009.
Professora Formadora: Rita Nathália B. da Silva.
Professora Cursista: Andréia da C. Barbosa.
Projeto de Pesquisa
Leitura e oralidade
Introdução
Sabemos que não é fácil fazer com que nossos alunos adquiram o hábito de ler. Mas é necessário fazer, incutir nas cabecinhas de nossos alunos a grande importância da leitura. Informá-los que é através dela que obteremos informações e sabedoria para o nosso bom viver em sociedade crítica, e é através dela que também adquiriremos opiniões mais contundentes para com o nosso próximo.
Justificativa
Fui observando e identifiquei alunos que não gostam e/ou não sabem ler.E também encontram dificuldades em falar o que realmente pensam, entendem ou sentem. E este projeto vem de encontro com essas necessidades.
Objetivos
Estimular o aluno a adquirir o gosto e prazer pela leitura e de falar (contar) aos outros o que leu;
Levar o aluno a reconhecer a importância da oralidade.
Análise e coleta de dados
Esse projeto será aplicado com as seguintes turmas: Quarto ano, Quinto ano, Sexto ano e Sétimo ano da Escola Municipal São Jorge, situada à Rua Esmeralda Sousa Lopes, Setor João Rocha, em Pontal do Araguaia.
Metodologia
Durante a semana será preparado 30 minutos em dois dias da semana para que os alunos leiam histórias, fábulas, receitas, piadas e anedotas. Em seguida será organizado um tempo para que cada aluno se expresse lendo ou contando a história lida anteriormente.Será falado ao aluno a importância da leitura e também da participação dele nesse projeto. Será apresentado exemplos de pessoas que foram sucedidas através da leitura e da oralidade.
Cronograma
O presente projeto será desenvolvido e aplicado de novembro a dezembro desse ano de 2009. E será continuado no próximo ano de 2010 com os mesmos alunos.
Avaliação
Será observado o desempenho, interesse e participação de cada aluno durante o projeto.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário